Produtos de luxo e de design exclusivo são uma boa alternativa

No mercado de peças acrílicas poucos nichos podem ser tão gratificantes e sólidos como a venda de produtos exclusivos e itens de luxo.

Com a difícil situação econômica dos últimos anos no país, pode ser constatado que a concorrência em segmentos tradicionais de produtos em acrílico, como comunicação visual, tem se deteriorado e feito com que as margens desses produtos se reduzam significativamente, trazendo profundas dificuldades financeiras nas empresas transformadoras.

Produtos de luxo e de design exclusivo são uma boa alternativa
Bandeja em Acrílico da Acrilaria.

Mas há no país nicho de mercado pouco atingido pela crise, como os artigos de luxo e de design assinados. Encontra-se, por exemplo, neste segmento, móveis em acrílico, itens de decoração, produtos que dão suporte a coleções de grande valor simbólico e financeiro entre outros. No entanto este nicho não se abre facilmente para qualquer empresa – exige elevado conhecimento técnico, apurados conceitos de design e atendimento diferenciado da venda até a manutenção das peças vendidas.

Este é o caso do Arquiteto, Professor do Curso Cose di Acrílico e responsável pela Acrilaria Carlos Gustavo Rizzo Jr.. Para Rizzo. os produtos devem atender ao anseio deste consumidor por exclusividade, em cada detalhe, assim como reforçar a marca que que está por trás da peça: “Além da qualidade do produto e todos os detalhes de beleza e qualidade técnica, o consumidor procura por uma marca que mantenha uma coerência deste a produção até o atendimento final” complementa.

Produtos de luxo e de design exclusivo são uma boa alternativa
Porta-controle remoto da Acrilaria.

O produto destinado a este nicho precisa ser pensando em cada detalhe, contemplando todos os aspectos do design, como forma, função, publico alvo, valor final e apresentação diferenciada. Deve ser, principalmente, um produto que ofereça satisfação para o cliente, como complementa Rizzo Jr. “Os produtos que criamos na Acrilaria são peças que as pessoas gostam de receber, presentear e compram para diversos ambientes e situações, como para ter em seu escritório ou em casa. Isso é muito gratificante.”

Outro fundamental aspecto para a atuação no mercado de design é saber como comunicar ao cliente os diferenciais dos produtos. Rodrigo Sanches, responsável pela empresa Ágora Interativa, especializada em marketing digital no mercado do acrílico nos dá algumas dicas: “Uma marca que pretende vender produtos de alto valor agregado necessita se posicionar como uma empresa que possua capacidade criativa e técnica. Deve investir na apresentação dos produtos com fotos de ótima qualidade e vídeos focados em cada detalhe, como se o cliente estivesse degustando a peça de forma prazerosa ao vivo. Precisa também inserir informações relevantes nas páginas do site ou e-commerce, fechando o ciclo de compra desde o momento mais emocional até a escolha racional.”

Produtos de luxo e de design exclusivo são uma boa alternativa
Mesa em Acrílico premiada da Acrilaria.

A entrada neste nicho pode ser uma excelente opção de negócio para muitas empresas que trabalham no setor de peças acrílicas, pois certamente conseguiriam ampliar a margem média e incentivar a melhoria do conhecimento técnico e na ampliação de opções de atuação que o acrílico proporciona.

Veja mais


Acrilaria – Design e Impressão em Acrílico

Ágora Interativa – Marketing Digital

Comentários