No mercado de peças acrílicas poucos nichos podem ser tão gratificantes e sólidos como a venda de produtos exclusivos e itens de luxo.
Com a difícil situação econômica dos últimos anos no país, pode ser constatado que a concorrência em segmentos tradicionais de produtos em acrílico, como comunicação visual, tem se deteriorado e feito com que as margens desses produtos se reduzam significativamente, trazendo profundas dificuldades financeiras nas empresas transformadoras.
Mas há no país nicho de mercado pouco atingido pela crise, como os artigos de luxo e de design assinados. Encontra-se, por exemplo, neste segmento, móveis em acrílico, itens de decoração, produtos que dão suporte a coleções de grande valor simbólico e financeiro entre outros. No entanto este nicho não se abre facilmente para qualquer empresa – exige elevado conhecimento técnico, apurados conceitos de design e atendimento diferenciado da venda até a manutenção das peças vendidas.
Este é o caso do Arquiteto, Professor do Curso Cose di Acrílico e responsável pela Acrilaria – Carlos Gustavo Rizzo Jr.. Para Rizzo. os produtos devem atender ao anseio deste consumidor por exclusividade, em cada detalhe, assim como reforçar a marca que que está por trás da peça: “Além da qualidade do produto e todos os detalhes de beleza e qualidade técnica, o consumidor procura por uma marca que mantenha uma coerência deste a produção até o atendimento final” complementa.
O produto destinado a este nicho precisa ser pensando em cada detalhe, contemplando todos os aspectos do design, como forma, função, publico alvo, valor final e apresentação diferenciada. Deve ser, principalmente, um produto que ofereça satisfação para o cliente, como complementa Rizzo Jr. “Os produtos que criamos na Acrilaria são peças que as pessoas gostam de receber, presentear e compram para diversos ambientes e situações, como para ter em seu escritório ou em casa. Isso é muito gratificante.”
Outro fundamental aspecto para a atuação no mercado de design é saber como comunicar ao cliente os diferenciais dos produtos. Rodrigo Sanches, responsável pela empresa Ágora Interativa, especializada em marketing digital no mercado do acrílico nos dá algumas dicas: “Uma marca que pretende vender produtos de alto valor agregado necessita se posicionar como uma empresa que possua capacidade criativa e técnica. Deve investir na apresentação dos produtos com fotos de ótima qualidade e vídeos focados em cada detalhe, como se o cliente estivesse degustando a peça de forma prazerosa ao vivo. Precisa também inserir informações relevantes nas páginas do site ou e-commerce, fechando o ciclo de compra desde o momento mais emocional até a escolha racional.”
A entrada neste nicho pode ser uma excelente opção de negócio para muitas empresas que trabalham no setor de peças acrílicas, pois certamente conseguiriam ampliar a margem média e incentivar a melhoria do conhecimento técnico e na ampliação de opções de atuação que o acrílico proporciona.