Após 8 anos, conseguimos reeditar um importante termômetro do setor de acrílico no país: a pesquisa sobre o “Perfil dos Transformadores de Chapas Acrílicas no Brasil”.
O levantamento dos dados aconteceu entre os meses de março a agosto de 2021, através de coleta de informações em formulário disposto na home do site INDAC.
A divulgação da pesquisa foi realizada por meio das mídias digitais do INDAC: Newsletters, Facebook, Instagram e dos grupos de Whatspapp de associados e participantes do curso Cose di Acrilico. Também foi prometido sorteio de chapas acrílicas no final do estudo para 3 empresas participantes.
Dos 125 formulários recebidos de empresas, utilizamos 98 para comporem o perfil do setor, cujos resultados relacionamos a seguir:
- 39% das empresas participantes possuem a palavra acrílico ou derivados na razão social;
- 45% das empresas estão localizadas no Estado de São Paulo e 32% nas cidades que compõe a Grande São Paulo;
- 22% das organizações que responderam a pesquisa estão instaladas nos estados do Sul do país (PR, SC e RS), enquanto 14% nos estados do RJ e MG;
- O consumo médio de chapas acrílicas nos 6 meses anteriores à data da pesquisa foi de 450 kg/mês (sem considerar distribuidores ou revendedores);
- A participação de chapas acrílicas no total de compra nos 6 meses anteriores à data da pesquisa foi de 59%;
- A principal matéria prima utilizada no período foram: 64% acrílico, 11% MDF, 5% poliestireno e 4% policarbonato;
- As principais aplicações finais foram: 49% comunicação visual, 16% móveis e mobiliário, 16% troféus e medalhas e 10% indústrias ou peças técnicas;
- A média de funcionário por empresa foi de 9 colaboradores (excluindo o maior empregador do setor com 510 funcionários);
- 35% das empresas participantes da pesquisa desconhecem o curso Cose di Acrilico, patrocinado pelo INDAC.
Na pesquisa de 2013 foram obtidas 140 respostas – na época, todas por e-mail. Os resultados foram muito parecidos com esta de 2021, sendo as principais diferenças o prático desaparecimento do mercado de iluminação e o fortalecimento da aplicação de mobiliário corporativo para chapas acrílicas.
A pesquisa não representa exatamente o setor de acrílico, pois o estudo mostrou que o INDAC, através de seus meios de comunicação e 20 anos de atuação, ainda não atinge grandes transformadores de acrílico.
Empresas ganhadoras do sorteio da pesquisa INDAC 2021
Foram sorteadas eletronicamente como demonstrado no vídeo acima 3 empresas ganhadoras, são elas:
1º – Atelie Setia
2º – Jungton Comunicação Visual
3º – Dzeta Acrílicos
4º – Lofrano Futebol de Mesa (sorteado reserva, caso algum dos três primeiros não responda ao contato ou decline de receber o prêmio)