Banqueta com impressão digital e máquina fotografica da Creatto Design
A criatividade é algo inerente ao ser humano que aflora em momentos de grande necessidade ou idealismo. Tal força aliada a tecnologia e conhecimento faz com que toda a humanidade reverencie desde pequenos objetos até grandes construções. O acrílico como se sabe é um dos poucos materiais que tem possibilidade de acompanhar esse ímpeto criativo, seja em um acessório de beleza ou no maior aquário do mundo.
Em algumas áreas do mercado o acrílico já se consolidou há décadas, o que nos faz pensar muitas vezes que nada possa ser explorado a mais do que já foi feito por centenas de profissionais. Mas com insistência e o uso da tecnologia o panorama se mostra bem diferente. É o caso dos produtos desenvolvidos pela Creatto Design, empresa associada ao INDAC de Franca (SP), que vem se destacando com peças de design e criações inéditas, como a cadeira impressa e moldada e outras peças de comunicação visual e para o mercado calçadista. Despertando a curiosidade quanto ao caminho trilhado até o resultado final, como nos conta Sergio de Mello Fernandes Filho, diretor da empresa, “A primeira coisa que querem saber é como conseguimos chegar nesse produto, e eu respondo que é com muito trabalho e criatividade”.
Vale a pena investir em criatividade e inovação?
A resposta para essa questão está no valor que o consumidor dá a criatividade e ao ineditismo. Exemplos dessa demanda podemos encontrar na parceria entre a Bianca Accessory e a Sinteglas, que se uniram para criar chapas acrílicas inovadoras. Hoje a Bianca possui mais de 130 cores e texturas em acrílico, com destaque aos tecidos fundidos, graças à parceria com a Sinteglas.
Para os que possam pensar nos riscos e desagrado de ter sua peça copiada ou usada como inspiração, Bianca e Sinteglas nos mostram que a posição e status das empresas que trabalham com inovação faz valer a pena o risco e também o investimento, “Vale a pena, pois quando você tem um produto de criação inovadora, ele não tem preço por ser único, é como uma obra de arte. Um dia podem até nos copiar, mas estaremos muito na frente, sempre inovando e criando”, afirma Eduardo Fiasco, diretor da Sinteglas – empresa patrocinadora do Indac.
O Brasil vêm se destacando no mercado mundial do acrílico, com eventos de sucesso, produtos inovadores e crescimento da demanda. O que prova que há muito o que fazer e nunca foi tão simples aliar a criatividade e o “jeito brasileiro” às inovações tecnológicas, prova disso é a presença no Brasil de diferentes multinacionais do setor.
Trata-se de um mercado sem limites, assim como a criatividade.