O futebol de botões, ou atualmente conhecido como futebol de mesa, foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plástico. Dessa brincadeira de criança surgiu o “jogo de botões”, aquilo que se tornaria um passatempo difundido e praticado como modalidade esportiva, apresentando uma diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.
Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização.
Paralelamente a esse incremento de regras e desenvolvimento de materiais cada vez mais adequados à execução do jogo, em diversas regiões do Brasil, nas décadas de 1930 a 1980, várias modalidades eram praticadas, usando-se diversos tipos de botões e superfícies onde os mesmos deslizavam, desde o piso das casas, mesas de jantar, até o famoso “Estrelão”, mesa de jogo sem cavaletes, produzida pela fábrica Estrela durante os anos 60.
Famosos ficaram os “botões de osso” ou de “paletó”, que nada mais eram que os botões retirados dos antigos ternos. Depois vieram as “capas de relógios”, que nada mais eram que os “vidros’ substituídos dos relógios que iam para conserto. Finalmente, na década de 1950, surgiram os botões industrializados, de plástico, com adesivos colados ao centro, contendo os escudos ou mesmo as faces dos jogadores dos times famosos do Brasil.
Os botões de acrílico já eram utilizados, entretanto, em uma proporção bem menor em relação aos dias de hoje, quando são predominantes e encontrados com ampla diversificação.
A Lofrano é especialista em jogos de futebol de mesa em acrílico, que com enorme variedade de tipos, cores e detalhes, aguça o interesse e a paixão pelo passatempo.
Veja mais sobre a Lofrano
Facebook da Lofrano Futebol de Mesa
Instagram da Lofrano Futebol de Mesa
Telefone: (51) 99701-0996