“A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.” – Fernando Pessoa
Os irmãos Bárbara Lopes e Estácio Lopes já completaram três décadas de atividade com acrílico, com a empresa Brascril. Ela comenta que o início foi com a comercialização simples do material, e atualmente dedicam-se aos mais variados usos, com ênfase na arte e diversos objetos decorativos. Entre outros reconhecimentos, tiveram uma classificação, escolha popular, no 3º Prêmio Design em Acrílico, realizado pelo INDAC – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico, de São Paulo, com a Champanheira Pratice.
Bárbara tem formação em ciências contábeis, posteriormente fez curso de design de arte, e a convivência com o artista Valmor Corrêa levou a empresa a dedicar-se à produção artística. Atualmente, o cotidiano da empresa dirigida pelos irmãos é compartilhado com artistas – André Venzon é outro deles – e galeristas.
A atividade com arte empolga a empresa, que conta ainda com Igor Lopes Borges, filho de Bárbara. Um dos trabalhos a que se dedicam de forma especial são as montagens para as bienais, que normalmente exigem um elaboração complexa para a apresentação das obras.
A constante convivência com arte levou os dirigentes da Brascril a formar uma coleção que se espalha pela fábrica e nas residências dos empresários. As montagens assinadas pela equipe são de classe, e o efeito é magnífico, como poderão ver nas fotos de Lenara Petenuzzo.